segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Escolas estaduais iniciam matrículas com grande procura

Seg, 17 de Janeiro de 2011 11:00
Pais e familiares de estudantes novatos na rede estadual de ensino começaram o dia com um compromisso, pleitear a vaga em uma das 547 escolas da rede distribuídas por todo o Tocantins. Em Palmas algumas das 29 unidades amanheceram com filas, que começaram desde sexta-feira.
Cerca de 220 mil estudantes devem se matricular nas escolas estaduais, entre novatos e veteranos. Apesar da grande procura não haverá falta de vagas, entre os critérios de seleção está; a preferência por estudantes que residam nas proximidades da escola em que pleiteiam a vaga e para as pessoas que aguardaram na fila. A subsecretária de educação básica da Seduc - Secretária Estadual de Educação, Marciane Machado, orienta que os pais que não conseguirem vagas na escola pretendida, devem procurar a escola mais próxima de sua residência, com os originais de cópias dos seguintes documentos; certidão de nascimento, histórico escolar, duas fotos 3x4, e dispensa do serviço militar para os jovens maiores de 18 anos e CPF para os estudantes que possuem o documento.
“Nós estamos fazendo um levantamento da demanda de cada região, com o fim do período de matrículas teremos esses dados bem claros. Munidos dessas informações, saberemos onde construir as escolas de tempo integral, projeto do governador Siqueira Campos, que esta secretaria assumiu como meta”, explica a subsecretária.
No CEPMIL – Centro de Ensino Profissionalizante da Polícia Militar, escola estadual que oferece ensino de tempo integral concomitante com ensino médio integrado, modalidade cursos profissionalizantes, a procura foi grande. Maria Aparecida Estevan desde sábado aguardava na porta da escola em busca de uma vaga para o sobrinho que morava em Nova Olinda e agora está residindo na capital. “O ensino aqui é muito bom, além de ter o ensino médio integral o meu sobrinho ainda terá a oportunidade de ter uma formação profissional”, argumenta.


"Uma pura falta de respeito com a Educação do nosso Estado, por que o governo do Estado não investe mais em educação? Pois a educação é que forma verdadeiro cidadão e profissionais de sucesso preparados para o mercado de trabalho... Fica Aqui um apelo para todos os governantes à educação é o sonho de um futuro melhor para todos então disponibilize mais benefícios para educação." "José Arnaldo".


Escrito por Georgia Milhomem

Nenhum comentário:

Postar um comentário